novembro 30, 2006

Defesa

tese.jpg


Ficou meio torto porque tem um erro no site do PPGCOM. :)
Posted by raquel at 9:20 AM | Comments (7) | TrackBack

novembro 29, 2006

Rá! - A Suely rendeu-se à blogosfera e criou um blog. :DDDD
Posted by raquel at 11:09 AM | Comments (2) | TrackBack

novembro 23, 2006

Tango - Fui ver o espetáculo "Fascínio... Todo Tango", do Grupo Ballet de Pelotas. Fiquei muito impressionada. É uma proposta limpa, mas imensamente criativa, suave e ao mesmo tempo, sonora, com uma coreografia que mescla pefeitamente o ballet clássico e o tango, sem soar recortada. Os bailarinos realizaram performances coesas, coerentes e expressivas. Adorei duas em especial: a dos bailarinos que "dançam" um poema declamado; e a das saias "melindrosas", de passos largos e marcados. Sinceramente, um dos melhores espetáculos de ballet que me lembro de ter assistido nos últimos tempos. E eu, que nunca fui uma admiradora do tango, confesso que estou tentada a começar a escutar. Enfim, há mais apresentações amanhã e na semana que vem. Quem mora em Pelotas não pode perder.
Posted by raquel at 11:33 PM | Comments (5) | TrackBack

novembro 22, 2006

Em dia com a pesquisa

emdia.jpg


Só faço propaganda nesse blog. Bem, este é o convite, a palestra é livre para quem estiver a fim de assistir. E sim, vou falar da tese. :D
Posted by raquel at 2:02 PM | Comments (7) | TrackBack

novembro 19, 2006

Sync and Social Networks - Do Smart Mobs, Howard Rheingold comenta um artigo do Scott Golder, Dennis Wilkinson e do Bernardo Huberman (que foi orientador da Lada Adamic, quem estuda redes sociais já deve ter lido) falando de sincronismo nas mensagens enviadas via The Facebook.

The data reveal a number of strong daily and weekly regularities which provide insights into the time use of college students and their social lives, including seasonal variations.


Acho que o emocionante não é exatamente a sincronia dos usuários (que na verdade, creio eu, seria até esperada, uma vez que a expressiva maioria dos usuários do Facebook são estudantes universitários nos EUA (e que, logo, têm férias, springbreaks e períodos de aula exatamente ao mesmo tempo), mas o fato da sincronia ser expressiva e regular, quase como um organismo. Eu já tinha pensando em escrever sobre umas coisas parecidas no início da tese, que acabei postando na comunidade do Ciberidea no Orkut, mas depois acabei desistindo de toda a coisa do sistema social orgânico, ficou Maturana e Varela demais.
Posted by raquel at 3:54 PM | Comments (3) | TrackBack
YASNS - A Danah está tentando construir um site com um histórico de todos os sites de social networks na Internet. Quem quiser ajudar, o site é este.
Posted by raquel at 3:47 PM | Comments (5) | TrackBack

novembro 17, 2006

Full Circle

tese31.jpg

Este blog começou no dia em que eu resolvi fazer doutorado.

The Road goes ever on and on
Down from the door where it began.
Now far ahead the Road has gone,
And I must follow, if I can,
Pursuing it with eager feet,
Until it joins some larger way
Where many paths and errands meet.
And whither then? I cannot say.

Dia 20/12, às 14h no PPGCOM/UFRGS.
Posted by raquel at 8:42 PM | Comments (18) | TrackBack

novembro 16, 2006

Acabei - Falta ainda o parecer dos revisores. Devo imprimir amanhã e entregar segunda. Ai, que medo. :P To na fase de desespero, achando tudo horrível e sem nexo.
Posted by raquel at 1:46 PM | Comments (8) | TrackBack

novembro 12, 2006

Nervoso - Aproxima-se o dia da entrega. Alguns poucos escolhidos e pobres vítimas estão cedendo seu precioso tempo para me ajudar a revisar trezentasetrintaepoucaspáginas. O orientador leu e comentou durante três horas. Falta uma arrumação básica de alguns termos, uma revisão de português (de novo) e algumas coisas de última hora. Estou cada vez mais ansiosa, cada vez achando pior o trabalho e cada vez mais em dúvida do que vai sair.
Posted by raquel at 10:02 PM | Comments (11) | TrackBack

novembro 10, 2006

Political Compass - Roubei do Träsel e descobri que sou mais comunista do que imaginava: Political Compass. De acordo com o teste, eu sou uma pessoa da Esquerda Liberal, que acredita no valor supremo de cada indivíduo. Meu resultado foi de -4.87 para a visão política de mundo e -7.75 para a visão econômica de mundo. O questionário é questionável (boa essa), mas é divertido.
Posted by raquel at 8:42 PM | Comments (12) | TrackBack
Prêmio Freitas Nobre - Que incrível coincidência. Estava eu, lá no site da Intercom, tentando descobrir minha senha para descobrir também quando tenho que pagar a anuidade de sócio. Clica daqui, clica dali, acabei na página do Prêmio Freitas Nobre, que ao que entendi, é concedido aos estudantes de doutorado que foram indicados nos seus respectivos grupos. E daí que acabei de descobrir que meu trabalho da Intercom é finalista para um prêmio que eu nem sabia que ele estava concorrendo. \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Update: Os colegas da ECOS Antônio Heberlê e Sadi Sapper também foram indicados e hoje ainda ganhamos um prêmio Jovem Pesquisador no CIC. A ECOs está com tudo. :)))
Posted by raquel at 8:20 AM | Comments (10) | TrackBack
ic.jpg CIC 2006 - Nos últimos dias estive trabalhando no 15o Congresso de Iniciação Científica da UCPel, como avaliadora dos trabalhos. É sempre uma experiência muito legal porque leva os professores a conhecer um pouco mais do que é feito pela graduação em termos de pesquisa, e poder trocar algumas idéias com cursos diversos dentro das Ciências Sociais Aplicadas. A qualidade dos trabalhos também impressiona e de modo especial, este ano, foi muito legal. É claro que é um trabalhão enorme e tem dias em que passamos quatro ou cinco horas seguidas avaliando trabalhos, mas a experiência é fantástica.

Uma das primeiras coisas que me ocorre, quando falo da pesquisa que é realizada na graduação, é a falta de espaços onde os pesquisadores possam expôr seus trabalhos. Quero dizer, existem os Congressos de Iniciação Científica, mas, fora eles e o Intercom Junior, não há espaços de publicação desses trabalhos. E isso é sempre uma pena já que, muitos trabalhos dos alunos são criativos, originais e superam até mesmo trabalhos de mestrandos e doutorandos. Então, eu sempre defendi que é preciso que as revistas criem uma sessão para os melhores trabalhos da graduação. Falei com vários pesquisadores que, no entanto, deram o contra, dizendo que as revistas não querem publicar porque esses artigos reduziriam sua avaliação no Qualis.

Minha proposta é, assim, que se criem espaços, em uma força conjunta dos pesquisadores, para apoio à pesquisa na graduação. E por "apoio" eu não quero dizer apoio financeiro, mas apoio de reconhecimento da comunidade acadêmica às pesquisas (muitas vezes de ponta) que são levadas ao cabo por entusiasmados alunos da graduação, muitas vezes sem bolsa e sem qualquer outro estímulo. E que, inclusive, esses alunos possam submeter esses trabalhos a sessões específicas nas revistas científicas, e que possam ser julgados pelo seu mérito, e não pela qualificação do autor do artigo.
Posted by raquel at 8:05 AM | Comments (10) | TrackBack

novembro 8, 2006

Estado da Blogosfera - Ontem saiu mais um relatório sobre o estado da Blogosfera, a partir do Technorati, com dados de outubro de 2006. De acordo com o David Sifry, a velocidade de expansão dos blogs teria diminuído um pouco, embora o interesse nos blogs continue alto.

As you can see, growth in the numbers of blogs tracked by Technorati continues to grow briskly. While the doubling of the blogosphere has slowed a bit (every 236 days or so, here's the historical data) , interest in blogging remains considerable. About 55% of all blogs are active, which means that they have been updated at least once in the last 3 months.


Outro dado interessante é que o português continua entre as 10 línguas com mais blogs, cuja maioria está concentrada entre inglês e espanhol. Além disso, algumas línguas do oriente médio começam a despontar entre o maior número de blogs também.
Posted by raquel at 12:58 PM | Comments (3) | TrackBack

novembro 7, 2006

yahoo.jpgYahoo Food - Outra notícia legal é que o Yahoo lançou o Yahoo Food, um portal sobre comida. A idéia veio da percepção da imensa quantidade de pessoas que busca por receitas na Web todos os dias.

'People are searching the Web and Yahoo every day for life's biggest question _ what's for dinner?' said Deanna Brown, general manager of Yahoo Lifestyles.


No entanto, o conteúdo vai ser todo produzido por colunistas e outro pessoal (tipo Martha Stewart) e não vai ter nada coletivo, como eu esperava, dada a imensa quantidade de novos cozinheiros que a Web tem proporcionado (eu, inclusive, embora meio desatualizado por culpa da tese).
Posted by raquel at 8:19 AM | Comments (4) | TrackBack
orkut.jpgOrkut + GTalk - De acordo com essa matéria do 21talks, o Google Talk vai ser agregado ao sistema de rede social da Google (aka. Orkut, pelo menos, por enquanto). A idéia é que, quem estiver online no Orkut possa "papear" com quem mais esteja online no sistema (inclusive por VoIP). A proposta é antiga e meio óbvia, mas quero ver como vai ser implementada. :-) Possivelmente apareça alguma integração com o Gmail também. O interessante da matéria é o reminder:

Just a reminder on Orkut. The social network was created by Orkut Büyükkökten, a Turkish Google software engineer. It has been rapidly outpaced by MySpace in 2005, but since the middle of this year, has been recovering its late, thanks to the tremendous adoption in Brazil. Today, (just) according to Alexa, the two social network are close to each other in daily reach. And according to Wikipedia, there might be over 31 million members.


Faz tempo que o Orkut vem crescendo nos EUA e em outros países. Ontem mesmo, fiquei sabendo que já é o no. 1 na Índia, o que não é exatamente uma surpresa, dado o crescimento que estava tendo lá na época em que eu estava nos EUA. Esse crescimento é o que, aliás, vem reduzindo o percentual de brasileiros no sistema e não uma "retirada em massa", como vem aparecendo por aí...

Outra coisa interessante é a tendência a integração de sistemas de CMC por esses softwares. O MySpace já está praticamente sendo oferecido pelo celular, o que é uma tendência para o Orkut e os demais sistemas. Creio que, no futuro, todos vão virar mesmo grandes centros de comunicação.

Update: Já está no ar a versão do Orkut com o GTalk. :-)
Posted by raquel at 8:02 AM | Comments (2) | TrackBack
danah no Financial Times - Saiu uma matéria no Financial Times sobre redes sociais com um perfil da danah que fala das principais pesquisas e alguma coisa do histórico dos "softwares sociais" nos EUA (aka. MySpace, Friendster e um pouco do Flickr).
Posted by raquel at 7:53 AM | Comments (1) | TrackBack

novembro 5, 2006

Tese - Bem, o texto está pronto (330 páginas), nas mãos do orientador. A formatação está pronta. Falta apenas a revisão geral e mais uma ou outra coisinha que quero arrumar e uns últimos dados que resolvi mudar na última hora. Ainda bem, porque meu braço está morrendo de dor. :) Então, acho que este blog deve voltar a sua programação normal nos próximos dias. (A banca está prevista - se tudo der certo- apenas para 20/12, por causa das seleções dos PPGs.)
Posted by raquel at 8:51 AM | Comments (12) | TrackBack