[20 de junho de 2008]

Keynote 1: Bernardo Huberman

huberman.jpgO primeiro keynote de hoje foi o Bernardo Huberman, autor to The Laws of the Web. Ele falou sobre as dinâmicas dos fluxos de informação na Web. Ele focou principalmente na questão da Economia da Atenção, ou seja, discutindo a Web como um espaço com uma quantidade imensa de novas informações, o novo "bem" é a atenção e ela gera opiniões. (O blog do grupo do GJol andou discutindo o livro do Richard Lanham com o mesmo título). Falou de suas pesquisas anteriores, onde analisou as formas de difusão de informações na Web (o trabalho com a Lada Adamic, com o Dennis Wilkinson e com Fang Wu, falando de virais, da "novidade" e da cooperação). Assim, ele falou de como a partir desses trabalhos anteriores, seu interesse agora é estudar como se configura a atenção na Web enquanto fenômeno e valor social e como maximizá-la. O Huberman trabalha com pesquisas mais quantitativas e com uma grande quantidade de dados, assim, seu foco aqui é enfatizar a atenção e predizer o que irá conseguir a atenção das pessoas e o que não. Mostrou que a atenção não é uniformemente distribuída, mas que é possível maximizá-la aumentando o fator novidade, que tende a decair rapidamente na Rede.

Também falou da opinião pública na Web e de como calculá-la. Vou chamar essa opinião de "coletiva", uma vez que não sei se poderia ser classificada como pública. Discutiu dois pontos que eu achei bastante relevantes: Em um estudo sobre os reviews na Amazon, ele descobriu que quando não há custo de expressão de uma opinião, a coletividade tende a polarizá-las. Quando há custo, a tendência é que a opinião coletiva seja suavizada com o tempo, pois as pessoas apenas se expressam se discordam da mesma. Ou seja, o que ele implica com isso é que a ferramenta tecnológica pode influenciar o modo através do qual a opinião coletiva se exprime, o que pode não necessariamente revelar tendências de opinião. Isso seria uma conseqüência direta da busca pela influência (que eu chamaria de capital social). Achei especialmente relevante a noção do custo e do ganho social que ele expressou como determinante para as opiniões (falo disso nos meus artigos sobre capital social).

A palestra foi ótima e o Bernardo é muito simpático (me disse que é argentino). Aqui várias discussões apareceram com base naquilo que ele disse e nos seus estudos.
por raquel (16:46) [comentar este post]


Comentários

Sandra (junho 24, 2008 2:39 PM) disse:

Legal, Raquel! Um aluno meu vai escrever no seu TCC sobre capital social e seus possíveis usos em redes temáticas para anunciantes. Estou bem curiosa e vou te acionar oportunamente. Bjs e aproveita tudo!

Suely (junho 27, 2008 12:31 PM) disse:

depois de ter visto a palestra, vc acha que é o caso de comprar o livro do Huberman? Ou não tem mais nada de novo a esta altura?

Raquel (junho 29, 2008 8:40 AM) disse:

Eu quero comprar sim. Da última vez que procurei na Amazon era edição esgotada. Não sei se tem algo MUITO novo, nisso acho que estão os artigos, mas o Hberman tem bastante coisa interessante no início do trabalho.

Comente este post