[20 de junho de 2008]
Keynote 1: Bernardo Huberman
Também falou da opinião pública na Web e de como calculá-la. Vou chamar essa opinião de "coletiva", uma vez que não sei se poderia ser classificada como pública. Discutiu dois pontos que eu achei bastante relevantes: Em um estudo sobre os reviews na Amazon, ele descobriu que quando não há custo de expressão de uma opinião, a coletividade tende a polarizá-las. Quando há custo, a tendência é que a opinião coletiva seja suavizada com o tempo, pois as pessoas apenas se expressam se discordam da mesma. Ou seja, o que ele implica com isso é que a ferramenta tecnológica pode influenciar o modo através do qual a opinião coletiva se exprime, o que pode não necessariamente revelar tendências de opinião. Isso seria uma conseqüência direta da busca pela influência (que eu chamaria de capital social). Achei especialmente relevante a noção do custo e do ganho social que ele expressou como determinante para as opiniões (falo disso nos meus artigos sobre capital social).
A palestra foi ótima e o Bernardo é muito simpático (me disse que é argentino). Aqui várias discussões apareceram com base naquilo que ele disse e nos seus estudos.
por raquel (16:46) [comentar este post]
Comentários
Sandra (junho 24, 2008 2:39 PM) disse:
Legal, Raquel! Um aluno meu vai escrever no seu TCC sobre capital social e seus possíveis usos em redes temáticas para anunciantes. Estou bem curiosa e vou te acionar oportunamente. Bjs e aproveita tudo!
Suely (junho 27, 2008 12:31 PM) disse:
depois de ter visto a palestra, vc acha que é o caso de comprar o livro do Huberman? Ou não tem mais nada de novo a esta altura?
Raquel (junho 29, 2008 8:40 AM) disse:
Eu quero comprar sim. Da última vez que procurei na Amazon era edição esgotada. Não sei se tem algo MUITO novo, nisso acho que estão os artigos, mas o Hberman tem bastante coisa interessante no início do trabalho.