[22 de setembro de 2008]
O Estado da Blogosfera - Technorati
# O Technorati afirma que a blogosfera começa a atingir o mainstream da mídia e que, com isso, a fronteira do que é um blog e do que é uma mídia tradicional começa a ficar cada vez mais borrada. Aumenta o número de blogs que utilizam alguma forma de monetização e os chamados blogs profissionais. A conseqüência direta é também que blogs estão cada vez mais difíceis de serem facilmente definidos.
# Interessante a perspectiva de que a maioria dos blogs se enquadram na categoria "pessoal", de acordo com o relatório. As categorias foram auto-determinadas pelos usuários pesquisados (pessoal, profissional e corporativa). Para o Technorati, blogs pessoais consistem em "blog about topics of personal interest not associated with your work". Com isso, o Technorati toca na questão da percepção dos blogs como um espaço pessoal, construído para refletir interesses e perspectivas do indivíduo. Interessante notar também que as categorias "corporativa" e "profissional" começam a crescer, demonstrando uma possível "profissionalização" do blog como atividade econômica.
# Aliás, nessa linha de blogging profissional aparecem os dados de que a maioria dos blogs apresenta algum tipo de propaganda (link pago), 24% dos blogueiros asiáticos faz posts pagos (contra apenas 5% da Europa e 4% dos EUA). Interessante notar também que, daqueles que possuem blogs nas categorias corporativo e profissional, 65% admite ter, também, um blog pessoal. Tenho minhas ressalvas com relação ao aumento de blogs com propaganda, uma vez que a inclusão de links desse tipo está automatizada (ou quase) pela maioria dos sistemas de blogs públicos. Talvez esse dado seja menos uma conscientização do público e mais uma conseqüência da ferramenta.
# As mulheres, apesar de minoria na blogosfera (apenas 34%, de acordo com os dados), também são as mais seletivas em termos de conteúdo e aquelas que possuem mais blogs pessoais (de interesse, com elementos da família e etc.). A maioria dos blogueiros tem entre 18 e 34 anos, mas é uma maioria pequena (50%), o que mostra que os blogs estão cada vez mais utilizados por faixas etárias variadas.
# A América do Sul tem apenas 7% do total de blogs pesquisados pelo sistema. Não sei até que ponto esse dado reflete a realidade, uma vez que a maioria dos blogs que o technorati pesquisa são, por conseqüência óbvia, em inglês, uma vez que o sistema não possui um suporte multilingüístico. (A metodologia exposta no site não deixa claro como a pesquisa foi feita neste sentido.)
Amanhã tem a parte de das razões pelas quais os blogueiros blogam (e é minha parte de maior interesse, por isso, aguardem comentários mais profundos). Ah, para quem quiser ler mais, o David Sifry também comentou alguns dos dados divulgados, leiam aqui.
Update: O Marshall Kirkpatrick do Read Write Web faz uma análise bem crítica dos dados mostrados, argumentando que a velocidade de crescimento da blogosfera está diminuindo e questionando a abrangência dos dados da pesquisa, perguntando se os números apresentados pelo Technorati na questão demográfica seriam realmente representativos (que eu também questionei na questão dos 7% da América Latina).
por raquel (15:50) [comentar este post]
Comentários
Malcomtux (setembro 23, 2008 12:04 PM) disse:
Olá Raquel, te sigo no twitter!
Nossa, 133 milhões de blogs é muita coisa. A revista Imprensa desse mês, cuja capa eu comentei no meu blog, já tinha atiçado minha curiosidade com a informação de que seriam 112 milhões até então, com um crescimento de 2720% desde 2004. Agora com mais informações entendo melhor porque a chamada "velha mídia" fica tão inquieta com o assunto.
Raquel (setembro 23, 2008 2:43 PM) disse:
É verdade, Malcomtux!
Teresa Leonel (outubro 10, 2008 1:32 AM) disse:
Raquel tb acho que a pesquisa na AL não retrata a realidade... até porque considerando o número de profissionais que estão deixando de de criar sites p/ "produzir"blog...
Preciso falar com vc sobre meu projeto de mestrado... vc passa seu e-mail pra mim?
Grata...
Teresa Leonel (outubro 10, 2008 1:34 AM) disse:
Eita... digitei errado o meu e-mail agora consertei... obrigada...