[14 de abril de 2009]

O quanto mais o Twitter pode crescer no Brasil?

Os dados dos usuários brasileiros do Twitter recentemente divulgados pelo Ibope/NetRatings trazem vários questionamentos interessantes. Para traçar algumas idéias, peguei os números divulgados por eles dos últimos 12 meses e fiz o gráfico abaixo para ajudar na explicação. Primeiro, os dados mostram que o Twitter começou a crescer no Brasil atingindo picos há cerca de 6 meses (setembro e novembro de 2008), caindo abruptamente logo a seguir em dezembro. A partir de janeiro, no entanto, o número de usuários volta a crescer, quase dobrando entre fevereiro e março.

graficotwitter.jpg
Dados em milhares (000) do Ibope/NetRatings referentes aos últimos 12 meses (março de 2009-abril de 2008).

Dois fatores estão essencialmente importantes nesse crescimento. O primeiro é a cobertura da mídia. Nos últimos meses, diversas matérias a respeito do Twitter apareceram na grande mídia. Esse buzz tem contribuído bastante para que a ferramenta apresente o crescimento que estamos vendo. A adoção, no entanto, ainda não parece massiva.

Esse crescimento pode ser comparado com o Orkut no Brasil em 2004. Por coincidência, o Orkut começou a apresentar um crescimento considerável a partir de abril de 2004 (como vemos no gráfico abaixo, de Hampell, 2004). Apesar da cobertura midiática ter vindo algum tempo depois, ela terminou por assegurar a popularidade do Orkut, tornando-o quase um objeto cultural no Brasil.

hampell.jpg
Dados retirados da pesquisa de Hampell (2004). O Brasil é a linha marrom no gráfico.

A idéia de mostrar esses dois gráficos é discutir as comparações que têm sido feitas entre o Twitter e o Orkut no Brasil. São dois casos muito diferentes (ainda). O crescimento do Twitter ainda é pouco ou nada comparável com o crescimento do Orkut (desconsiderado que o percentual da população com acesso à Internet cresceu bastante desde 2004 no Brasil). Enquanto neste último vimos um crescimento reforçado pelos convites pessoais entre os atores das redes sociais, no Twitter, penso que podemos creditar o crescimento à uma expressiva cobertura midiática. Ao mesmo tempo, parece-me que a apropriação informacional do Orkut tende a restringir parte de sua popularização, ao menos fora do universo de heavy users. A mim parece que como o Orkut, o Twitter precisa de uma função relacional forte para popularizar-se no Brasil. (Por conta disso, sempre me pareceu que o Plurk teria maiores condições de tornar-se popular por aqui do que o próprio Twitter.) Apesar deste crescimento observado, ainda acho que o Twitter estabilizará o crescimento em seguida no Brasil, ainda dentro de um universo de nicho, principalmente por conta de sua apropriação inicial. No entanto, se o crescimento deste último amplificar-se nos próximos meses, o que indicaria que novas formas de apropriação poderiam estar surgindo e aí sim, penso que poderíamos começar a discutir as possibilidades de um efeito de rede global, como o do Orkut.
por raquel (22:01) [comentar este post]


Comentários

Márcio Oliveira (abril 15, 2009 9:44 AM) disse:

Acredito que esse crescimento possa estar ligado com um melhor aproveitamento dessa ferramenta, assim como aconteceu com os blogs. Apesar das limitações do twitter, ele pode e deve agregar também uma utilização mais profissional. Diferente da maioria das pessoas que o estão usando hoje.

Alexandre L (abril 15, 2009 9:56 AM) disse:

Buenas, Raquel, tudo tranquilo?
Na meu ponto de vista, Orkut e Twitter tem funções bastantes claras e distintas. Além disso, pelo pouco que eu vi, as pessoas estão usando a ferramenta para conversas, não seguindo à risca a iniciativa do twitter de "seguir" os outros usuários, a partir da questão: "What are you doing?".
Abraços.

Mr.Garone (abril 15, 2009 12:37 PM) disse:

Até a secretária do Estado De São Paulo, começou usar MP3, Twitter e Youtube, pois isso e uma revolução na vista de todo mundo.

Danilo Idman (abril 15, 2009 12:41 PM) disse:

Acho que a diferença entre o Twitter e o Orkut, está no dinamismo que o Twitter oferece desde o seu lançamento.

A ferramenta é muito versátil, e como você mesma disse, pode ter finalidades muito diversas, e creio eu, isto fará do Twitter um fenômeno muito maior que o Orkut.

O Orkut sempre foi e sempre será um palco para amigos e conhecidos, e o que não podemos esquecer é que o Twitter esta sendo cada vez mais bem utilizado por empresas. Enquanto o Orkut se limita na relação amigo-amigo, o Twitter oferece também a relação cliente-empresa.

Há quem use o Twitter para bater papo, outros pra se informar, outros para reclamar... a versatilidade e a forma como os relacionamentos e os grupos se montam no Twitter pode fazer dele muito mais do que a gente "ainda" consegue imaginar. =)

Pedro Doria (abril 15, 2009 12:43 PM) disse:

Oi, Raquel...

Não sei qual foi a metodologia usada pelo Ibope. Conversei, no ano passado, com o Ev sobre o Twitter no Brasil. Ele me disse que, em novembro, o Brasil era o número 2 ou o número 3 no sistema. Eles mesmos não tinham certeza porque havia muitas contas spam vindas de IPs brasileiros. Dependendo de como foi feita essa conta do Ibope, talvez reflita uma limpeza por parte do Twitter do que eles consideravam spam... ou pode ser apenas a limpeza de fim de ano e as férias, quando todos abandonam a internet por um tempo =)

Magno valdetaro (abril 15, 2009 12:48 PM) disse:

Torço pelo crescimento do Twiiter, mas também torço para que não se torne uma ferramente pop como aconteceu com o Orkut, depois que orkut espalhou-se pela população e liberou acesso e não mas só por convite, configurou-se em um ambiente muito pobre, de "miguxos", as comunidades caíram muito de nível de membros e conteúdo, lemro de usar muito o Orkut como ferramente de pesquisa agora, não consigo mais. Uma pena que agora só me sirva como rede de contato e me lembrar dos aniversários destes.

Felipe Besouchet (abril 15, 2009 12:55 PM) disse:

Oi Raquel... Não entendi o que é o primeiro gráfico... novos usuários por mês? Total de usuários por mês?
É importante salientar que no Brasil é muito corriqueiro ver quedas acentuadas em dezembro e que se perpetuam até março...O forte crescimento depois é natural. Entretanto acho q twitter está perto do seu limite no Brasil. O que vejo é que são poucas as pessoas q de fato o mantem atualizado, e é disso q o Twitter vive!

Conheço no mínimo umas 15 pessoas que criaram a conta e utilizaram por menos de 1 semana!

Bruno Vox (abril 15, 2009 12:57 PM) disse:

O Twitter não cresce como o Orkut, porque no Twitter vc tem que usar o cérebro, já no Orkut...

Além do mais, no Twitter não dá para colocar várias fotos nas posições mais diversificadas de uma moça fazendo biquinho.

Fábio Santos (abril 15, 2009 1:01 PM) disse:

Olá.
Não podemos esquecer que o twitter é uma ferramenta concebida para celular. Creio que, com tempo, a ferramenta vai superar em muito o número de usuários do Orkut.

Leo Carbonell (abril 15, 2009 1:55 PM) disse:

o ibope não é uma boa ferramenta para medir o twitter, pois é um painel residencial apenas... apostaria que grande parte do tráfego (não usuários) esteja em rede corporativa.

Roney Belhassof (abril 15, 2009 2:15 PM) disse:

Creio que fazer previsões agora é um exercício de coragem :-)

Sabemos que os jovens usam muito bem o SMS e me parecem excelentes candidatos para adotar o Twitter em massa que, afinal, é um tipo de sms em grupo, mas no momento a faixa etária parece estar acima dos 25.

Vou dar meu chute: O efeito reality show do Orkut não se repete no Twitter onde não há espaço para adesivos (comunidades), albuns de fotos e não se pode ver facilmente os "scraps" que as pessoas nos escrevem (o que vemos na página de uma pessoa é o que ela escreve, não seus fãs).

Em virtude disso creio que o Twitter vai se firmar como uma ferramenta ciberpunk (cibernautas heavy users) e jovens interessados em baladas, flashmobs e informações sobre seus interesses.

Vai ser interessante ver o desenrolar disso!

raquel (abril 15, 2009 2:22 PM) disse:

Roney: boa previsão! Não tinha pensado nisso. :)

raquel (abril 15, 2009 2:23 PM) disse:

Leo: esses dados só o Evan tem... :D

raquel (abril 15, 2009 2:26 PM) disse:

Felipe, acho que o pessoal já respondeu nos comentários: é uma estimativa do número de usuários via acesso residencial. :) São os dados que foram divulgados no início da semana, que mostravam que o tráfego tinha dobrado no BR.

raquel (abril 15, 2009 2:30 PM) disse:

Oi Pedro! Também vi isso do Evan numa entrevista para o IDG. Mas fico na dúvida ainda. Acho que o Brasil não é tão grande e nem tão pequeno. Mas sim, também acho que pode ser a queda normal de tráfego das férias, com certeza. :D

raquel (abril 15, 2009 2:33 PM) disse:

Alexandre: concordo em parte. Acho que cada grupo parece estar usando o Twitter para alguma coisa diferente, mas sim,acho que a questão de simplesmente responder a pergunta já foi superada.

Cristiano Santos (abril 15, 2009 3:11 PM) disse:

Olá Raquel,
o fato do Twitter ser uma ferramenta absurdamente simples, faz com que ele seja usado de formas bem variadas.
Como comentou o amigo Danilo, cada um usa para uma finalidade, e são os próprios usuários é que dão a definição final do seu formato, seja para conversar, se expressar, promover, divulgar; e nesse quesito se difere totalmente do Orkut que tem um uso mais definido e final.
Claro que mesmo assim os usuários conseguem criar novas utilizações para o Orkut, mas há um limite tangível e quase previsível, e isso não acontece no Twitter. É praticamente impossível prever o que vai acontecer com ele e suas utilizações.

Guilherme (abril 15, 2009 5:59 PM) disse:

O Twitter cresceria muito no Brasil com uma apropriação relacional. Mas, para quê, se já existe o Orkut? E talvez caiba ao Plurk exatamente essa função. A grosso modo, o Twitter me parece muito mais como uma "central móvel de informação", enquanto o perfil do Orkut, no Brasil, parece personificar a identidade do brasileiro na web, representando o que cada usuário é dentro do ciberespaço. Enquanto o Twitter ainda parece mais um "acessório", o Orkut parece ter satisfeito aquele desejo da web "oldschool" de ter uma página pessoal.

A apropriação muda até pela aparente proporção dos tamanhos - o Twitter parece um mundinho fechado, uma página só, enquanto o Orkut é mais "navegável", possui comunidades, espaço pra fotos e outros apps. O Orkut é um terceiro lugar, uma extensão do mundo real onde cada um tem uma identidade e vários pontos de encontro.

- Mundo, eu to na Internet.

Marcus Vidal (abril 15, 2009 8:16 PM) disse:

Raquel:

Sendo efetivamente informacional, acho que os perfis criados no Orkut não se assemelham muito com os do Twitter. Logo, há uma prssibilidade de crescer. Porém mais pesquisas devem ser feitas para descobrir e entender o perfil do usuário.

Abraço

Marcus Vidal

Leandro Bulkool (abril 16, 2009 9:58 AM) disse:

Acho que a gente não pode deixar de considerar um fator muito importante, além daqueles que já foram citados e que diferenciam tanto as duas ferramentas - colocando cada uma em um extremo e tendo como único elo de semelhança as pessoas.

Seguir mais de 100 pessoas no Twitter não é uma tarefa fácil. Esta dificuldade obriga os usuários a serem mais seletivos em relação ao que segue. Assim como se comunicar com 140 caracteres inibe um pouco o uso indiscriminado, a pessoa precisa pensar em como vai se comunicar.

João Baptista Lago (abril 16, 2009 1:19 PM) disse:

Afora o que já foi comentado aqui, tem também o fato de o twitter utilizar apenas a linguagem escrita para a troca de mensagens, e isso seria uma tremenda barreira para a sua expansão no Brasil, onde a escrita - qualquer escrita, da mais erudita ao miguxês - não é apreciada. Apreciar a linguagem escrita é condição indispensável para utilizar o twitter, inclusive, porque o aplicativo exige um certo esforço para poder ser acompanhado. Porém, feita essa ressalva, acho que a ferramenta tende a crescer sim, e como instrumento relacional. Por quê? Porque não dá para se dissociar a troca de informações da relação. Nesse sentido, salvo nos casos de uso comercial e/ou institucional, toda troca de informações é também um ato relacional - quando estamos conversando no boteco com um copo de cerveja na mão, também estamos trocando informações. Bebemos falando sobre sites na internet, sobre design etc. e, também, sobre preferências, aventuras e desventuras sexuais e amorosas, e isso também é informação!

João Baptista Lago (abril 16, 2009 1:19 PM) disse:

Afora o que já foi comentado aqui, tem também o fato de o twitter utilizar apenas a linguagem escrita para a troca de mensagens, e isso seria uma tremenda barreira para a sua expansão no Brasil, onde a escrita - qualquer escrita, da mais erudita ao miguxês - não é apreciada. Apreciar a linguagem escrita é condição indispensável para utilizar o twitter, inclusive, porque o aplicativo exige um certo esforço para poder ser acompanhado. Porém, feita essa ressalva, acho que a ferramenta tende a crescer sim, e como instrumento relacional. Por quê? Porque não dá para se dissociar a troca de informações da relação. Nesse sentido, salvo nos casos de uso comercial e/ou institucional, toda troca de informações é também um ato relacional - quando estamos conversando no boteco com um copo de cerveja na mão, também estamos trocando informações. Bebemos falando sobre sites na internet, sobre design etc. e, também, sobre preferências, aventuras e desventuras sexuais e amorosas, e isso também é informação!

José Otávio (abril 19, 2009 11:25 PM) disse:

Vamos ver o efeito Fantástico no twitter...

Berlitz (abril 21, 2009 12:55 AM) disse:

Raquel,
Já disse que admiro muito seu trabalho. Mais uma vez você vem contribuir.

Vejo o Twitter de forma muito diferente do Orkut, sim. O twitter pode ser utilizado por pessoas físicas (usuários que emitem recados cotidianos, de interesse particular ou social) e por pessoas jurídicas (também com informações sociais e, sobretudo, institucionais/comerciais); no Orkut, a maior parte, pelo menos, tem foco muito pessoal, entre grupos.

Percebo que tanto em um como em outro os grupos se identificam numa mesma rede. Explico: se no orkut a rede é formada por amigos e conhecidos, no twitter ela é porpor profissionais da mesma área (geralmente): profissionais de comunicação tentem a ter colegas como seguidores e os seguem; da área de TI a mesma coisa - isto, claro, em grande número, não como regra. Não pesquisei isto, mas creio que a conta fecha se formos analisar.

Desculpe-me pelo (post) comentário extenso.

raquel (abril 26, 2009 7:25 PM) disse:

Berlitz: Quase um post! :DDD

Comente este post