[18 de fevereiro de 2009]

Pesquisa sobre o Twitter I

twitter.jpgEsse post é um pequeno retorno a todo mundo que tem cobrado os resultados da pesquisa sobre o Twitter no Brasil que eu e a Gabi Zago realizamos em janeiro deste ano. Vou publicar algumas coisas aos poucos, enquanto outras, eu preciso esperar a publicação para divulgar. :-) Então, comecemos por uma breve análise da nossa amostra que respondeu ao questionário (que foi um dos instrumentos de pesquisa), divulgado no próprio Twitter.

Amostra de Heavy Users

De um modo geral, todos os resultados que vamos apresentar aqui são resultantes de uma amostra não-probabilística, mais do tipo 'bola de neve" (digo mais pq acho que não tem um modelo de amostra por difusão de informação). Isso porque postamos o convite no Twitter e ele espalhou-se pelas redes, sendo reverberado por outros usuários. Embora as mensagens tenham viajado longe, como vemos no gráfico abaixo (número de respostas x dia), há um expressivo número de respondentes no primeiro dia (mais da metade), com um descréscimo que aumenta nos dias seguinte. Tivemos 903 respostas, das quais estou considerando apenas 886 para esta pequena discussão.

dias.png

De um modo geral, nessa amostra:
  • A idade média do twitter que participou da pesquisa foi 26,4 anos. A mediana, fica em 25 anos e a moda, em 21. Isso significa que, embora a média seja relativamente alta porque há uma maior distribuição de usuários após os 30 anos, mas a maioria é relativamente jovem (25% dos respondentes com 21 anos). De um modo geral, 78,6% dos respondentes tinha entre 20 e 30 anos.
  • A maioria dos respondentes estava presente nos estados da região sudeste (53%), seguido pelo sul (29%), nordeste, centro-oeste e norte. Esses dados são bastante correlatos com a distribuição do uso da Internet no Brasil por região, mostrando força expressiva dentre os usuários com maior acesso à tecnologia.
graficoidade.jpg
  • 68% dos respondentes twitta várias vezes por dia e 87% acompanha o Twitter na mesma medida. Como pode parecer óbvio, embora os resultados mostrem uma tendência a acompanhar o Twitter mais do que twittar, há uma forte correlação entre twittar muito e checar o Twitter muitas vezes. Isso mostra que nossa amostra compreendeu usuários que realmente utilizam muito a ferramenta.
  • Também existe uma correlação forte entre o número de seguidores e seguidos no Twitter. Quanto maior o número de seguidores, maior também o número de seguidos, apesar de acontecer uma saturação, com 61% do número de respondentes tendo até 100 seguidores e 65% até 100 seguidos. Apesar disso, 34% dos respondentes tinham entre 101 e 500 seguidores e 32% seguiam entre 101 e 500 pessoas.Também há uma correlação entre o número de seguidores e seguidos e a atividade do usuário no Twitter. Quanto mais seguidores e seguidos, maior o número de vezes que o ator twitta.
  • A amostra também parece estar relacionada a um grupo de usuários que também seriam heavy Internet users. 77% possui blog, 83% possui Orkut, 46% uma conta também no Facebook e 54% uma conta também no Flickr. A maior parte dos atores utiliza várias plataformas de mídia social em seu dia a dia.


Essa amostra que implica, portanto, em atores que utilizam bastante o Twitter. Vimos que há uma relação entre o número de seguidores/seguidos e o tempo que determinado ator dedica ao Twitter. Também vimos que o perfil da amostra é de usuários bastante jovens (entre 20 e 30 anos), com bastante experiência em outras plataformas de mídia social. A atuação no Twitter também é correlacionada com o uso dessas ferramentas - quanto maior o número de outras ferramentas utilizadas, maior as chances de usar também o Twitter.

Esses dados iniciais descrevem a amostra, focando um pouco no perfil das pessoas que responderam a pesquisa. Acho que é interessante perceber como essa amostra reflete, de certo modo, aquilo que o Ibope/NetRatings apontou sobre o Twitter ser um "site de nicho", focado em usuários de Internet mais experientes. Embora as generalizações não sejam possíveis por conta da amostra, acho que há bastante correlações entre o uso do Twitter e vários resultados que apresentaremos aqui. Nos próximos ítens, vou discutir um pouco mais essas relações com outros dados e os maiores detalhes da pesquisa.
por raquel (16:52) [comentar este post]


Comentários

Rodrigo Gonzatto (fevereiro 18, 2009 9:33 PM) disse:

Parabéns pela pesquisa, esta primeira análise dos dados está bem interessante. Ótimo trabalho. Esperamos a 2a parte!

tiagón (fevereiro 18, 2009 10:20 PM) disse:

não vi surpresas - e que ótimo ter dados pra comprovar algumas ideias. grande trabalho, na hora certa e generoso ao compartilhar os dados. com a escusa da tietagem, vocês duas não são demais? :)

aguardando mais resultados! o/

raquel (fevereiro 20, 2009 8:48 AM) disse:

Thanks, tiagón :)

raquel (fevereiro 20, 2009 8:51 AM) disse:

Valeu, Rodrigo!

Fabricio Gimenes (março 17, 2009 5:52 PM) disse:

Muito bacana o trabalho de pesquisa efetuado, Raquel! Sou diretor de criação da agência 200ml, em Vitória, ES. Cheguei ao teu link adivinha por onde? Isso mesmo, Twitter!

O bacana dessas pesquisas é que na hora de decidir em quais mídias, em quais canais e os tipos de ações que temos para produzir estamos mais seguros (estatisticamente falando).

O grande problema que enfrentamos é o de mensurar resultados para o cliente. contudo, os chamados números nos dão embasamento para falar e convencer.

Belo Trabalho!
F.Gimenes

Fabricio Gimenes (março 17, 2009 5:56 PM) disse:

ah! vale deixar a conexão
twitter.com/fgimenes
twitter.com/200ml

Comente este post