[27 de maio de 2009]

Por que os blogueiros têm Twitter?

twitterblog.jpgOntem o Bitácoras divulgou um mapa do "Estado da Blogosfera Hispânica", abordando, além da Espanha, é claro, os países que falam espanhol. Alguns dados bem interessantes, como por exemplo, o fato de que depois da Espanha (que de acordo com o relatório, concentra mais de 50% dos blogs de língua espanhola), os países que mais têm blogueiros são, na ordem: Argentina, México e Chile. Outro dado interessante, os blogueiros são mais velhos (25-34 anos é a faixa etária que mais concentra blogueiros ativos). Finalmente, o tópico "pessoal" de novo, aparece como aquele que mais concentra (de longe - 34%) as postagens dos blogueiros, embora não seja o tópico mais valorizado). Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de que 53% dos blogueiros utiliza o Twitter.

Esse resultado coincide diretamente com o que eu e a Gabriela Zago mostramos na pesquisa do Twitter no Brasil: 77% dos participantes da pesquisa, além de Twitter, tinham blog. Claro que seria preciso explorar melhor essas relações mas vou dar alguns pitacos que me parecem pertinentes a respeito das duas pesquisa.

Inicialmente, as duas pesquisas indicam uma forte relação entre os blogueiros e o Twitter. Isso poderia sugerir que a audiência do Twitter ainda é focada em pessoas que já estão online (ou seja, o Twitter não seria, como o Orkut no Brasil, uma "porta de entrada" para o mundo virtual, mas um complemento a outras ferramentas já existentes). Também poderia indicar que a audiência do Twitter está mais focada em um público mais especializado, que também utiliza outras ferramentas informativas - como os blogs. Isso me parece reforçar a idéia de que os usuários do Twitter estão concentrados em um nicho focado na especialidade da mídia online, ou seja, os chamados heavy users. Essas relações possíveis poderiam sugerir que o Twitter é uma ferramenta de especialidade, provavelmente focada em três pontos relevantes para os blogueiros:
  • Servir como fonte de informações que serão discutidas nos blogs, ou seja, auxiliar a alimentar o blog com notícias e novidades (um dos ítens mais valorizados pela audiência dos blogs na pesquisa do Bitácoras). Aqui, o Twitter funciona também como uma ferramenta de feeds qualificada - não se recebe só a informação, mas também os comentários e discussões sobre a mesma, o que auxilia na percepção do blogueiro do que vale a pena discutir e do que não vale.
  • Servir como medida de feedback, auxiliando os blogueiros a seguir conversações e perceber algum tipo de impacto daquilo que publicam em seus blogs. Muitos parecem, também, usar o Twitter como forma de comentário síncrono, ou seja, explicitando o que acharam de algum texto de blog e discutindo com os comentaristas.
  • Finalmente, servir como forma de divulgar o blog e as novas postagens. Tweets que explicitam quando um blog foi atualizado e que tipo de texto foi colocado lá também parecem ser extremamente populares. Neste caso, o Twitter funciona como uma ferramenta de feeds instantâneos também, ajudando a divulgar aquilo que está sendo publicado no blog.


Esses usos são relações que tenho observado empiricamente no trabalho sobre o Twitter e é claro que não aparecem na mesma medida em todos os twitters que são blogueiros. Mas a idéia foi sugerir algumas relações entre aquilo que observei em campo e os dados concretos das pesquisas. Acho que esses três grandes usos, de uma certa forma, relacionam o uso do Twitter com os blogs e mostram como essas ferramentas têm atuado de forma complementar na Internet. Isso também parece indicar que ao invés de tentar inventar mashups do Twitter com sites de redes sociais como o Facebook, talvez um caminho interessante fosse focar mashups do Twitter com os blogs.
por raquel (09:04) [comentar este post]


Comentários

Cesar Cardoso (maio 27, 2009 11:16 AM) disse:

Raquel, será que esse resultado se repetiria em países onde o Twitter é mainstream, como nos EUA? Desconfio que não.

Mauro Segura (maio 27, 2009 1:00 PM) disse:

Raquel. O resultado de 53% dos blogueiros usarem twitter não me parece tão surpreendentemente assim. Talvez a minha leitura seja simplista, mas os blogueiros formam o segmento natural de interessados no twitter. São pessoas já acostumadas a compartilhar informação, gostam de tecnologia, tem disciplina em escrever ou ler blogs, gostam e enxergam benefícios claros na participação de redes sociais e são experimentadores naturais das novidades tecnológicas. Enfim, me parece natural os índices apresentados. Por fim, parabéns pelo seu blog. Sou leitor assíduo. Abraços. Mauro Segura.

Vanessa (maio 27, 2009 3:42 PM) disse:

Olá Raquel! Sou aluna de Relações Públicas da UEL e na matéria de Novas Tecnologias resolvi escrever um artigo sobre o uso do twitter. Estou lendo mto seus materias, são incríveis!
Me dão vontade mais vontade de estudar sobre o assunto e me especializar na área de redes sociais.
Espero um dia poder assistir alguma paletra sua por Londrina!

Adriano (maio 27, 2009 3:46 PM) disse:

Olá, Raquel. Excelente artigo :) Acho que, navegando na onda que você descreve de mashup entre Twitter e blogs, existe também uma outra tendência: a do fast/casual blogging, representado por aplicativos como tumblr.com, posterous.com e write4.net. Aliás, o write4.net é totalmente integrado com Twitter, sendo praticamente uma extensão "bloguística" dele.

Marcelo Kanhan (maio 27, 2009 8:22 PM) disse:

Raquel, antes de qualquer coisa, parabéns pela consistência e pela inteligência com que aborda o tema da web social. Recebi um post seu por meio do pessoal do Ethos do Rio de Janeiro. Jóia.
Sobre este post do Twitter, uma única observação de quem está acostumado a lidar (e criticar, claro) pesquisas: não seria cedo demais? A explosão de adesão se entende, mas creio que as relações, mais profundas, que pretende estabelecer, irão ficar mais claras com o tempo. Sobre o comportamento que você descreve, no entanto, eu próprio me enquadro perfeitamente. A propósito: www.twitter.com/Kanhan. Web & comunicação corporativa. Grande abraço e sucesso nos estudos.

Rodrigo Leme (maio 28, 2009 6:58 PM) disse:

Raquel, acho que o Twitter aqui no Brasil é exatamente o que você colocou, basicamente um acessório de blog e outras ferramentas de lifestream.

Porém, isso vai começar a mudar assim que o Twitter ganhar pernas, nos dispositivos móveis (smartphones e semelhantes). Estaos no começo de um processo de forte penetração dessas tecnologias, o que vai estimular a postagem curta.

Aí, acredito que ele não vai perder a característica de complemento de blog, mas vai agregar uma função de ser um disseminador de posts "on the run", o que vai torná-lo bem mais interessante.

Comente este post