[25 de fevereiro de 2008]

Reputação e Redes Sociais

FutureOfReputation.jpgUma das temáticas que tem chamado minha atenção dentro do estudo das redes sociais é a questão da reputação. A reputação é vista como um atributo que é concedido pelos demais atores da rede a alguém, que tem uma relação direta com a previsão de um comportamento futuro (Buskens, 2002). A reputação é, assim, uma qualidade de alguém que é reconhecida pelos demais como parte de um comportamento característico (digamos, por exemplo, que alguém é "engraçado" ou "inteligente". Essas características constituem-se em reputação quando são socialmente percebidas pelo grupo). A reputação pode ser, também, uma forma de capital social, na medida em que pode gerar valor para o indivíduo envolvido.

Quando as redes sociais vão para o ciberespaço, temos toda uma nova gama de formas de construir e dividir reputação. O Technorati, por exemplo, faz um ranking de autoridade dos blogs. A autoridade, para o sistema, é uma forma de reputação, pois é compreendida (embora de forma quantitativa) como decorrente da quantidade de links que alguém recebe durante um determinado tempo. Um inlink (link que um blog recebe, por exemplo), é uma forma de receber poder (eu e o Alex Primo desenvolvemos isso em alguns artigos há algum tempo). Quando eu fiz o link para o blog do Alex na frase anterior, eu concedi a ele poder, pois criei um caminho para que os meus leitores vão até o blog dele. Para o Technorati, esse link é uma forma de gerar autoridade (e reputação). Essa reputação também é trabalhada em sites de redes sociais como o Orkut (onde ela se constitui como um valor importantíssimo), os fotologs e etc. A parte interessante da reputação nas redes sociais é que as pessoas possuem um pouco mais de controle em cima das impressões que estão gerando (citando o Goffman) e, com isso, um pouco de controle em cima da reputação que estão querendo criar. E uma das áreas que me interessa é descobrir que mecanismos de reputação são apropriados pelos atores das redes sociais na Rede, como eles são utilizados e como influenciam a estrutura da rede social.

Imaginemos, por exemplo, um perfil no Orkut. As comunidades que eu associo ao meu perfil são cuidadosamente escolhidas, para dar uma determinada impressão aos visitantes. Esse controle permite que eu construa determinadas reputações. Essas minhas motivações particulares influenciam a estrutura da rede social que o Orkut representa. E influenciam, entre outras coisas, os fluxos de informação que vão acontecer dentro do sistema. Este é um dos aspectos que eu estou tentando explorar na pesquisa sobre blogs. E estou procurando livros/artigos e etc. sobre o assunto.

Bem, então que hoje, por uma incrível coincidênia, a danah boyd postou, no seu blog, que o livro do Daniel Solove, chamado The Future of Reputation: Gossip, Rumor, and Privacy on the Internet está livre para download. O legal desse livro é que ele lida, justamente, com o lado "negro" da questão da reputação e dos fluxos de informação nas redes sociais: as fofocas, os rumores e o problema da privacidade. A reputação é um dos grandes valores sociais nessas redes. O que acontece quando outros começam a torná-la ruim? Ou quando aparecem trolls? Ou nos casos de bullying na rede? Como explica a danah, a grande contribuição do livro é ser acessível e tratar dos custos das práticas sociais nas redes. Boa dica de leitura.
por raquel (11:48) [comentar este post]


Comentários

Wilker (fevereiro 25, 2008 12:22 PM) disse:

Raquel,

O link da palavra "alguns", a qual faz alusão a alguns artigos que Você e o Alex Primo teceram, não está correto. O link não abre.

Você poderia corrigi-lo, por favor?

Obrigado pelo feedback!

Abraços,


Wilker.

Raquel (fevereiro 25, 2008 1:09 PM) disse:

Opa, tinha faltado um "e". Agora ficou ok. :)

rogerio christofoletti (fevereiro 25, 2008 4:23 PM) disse:

Bem, esse assunto me interessa por completo, mas meu foco está na relação reputação-confiabilidade-credibilidade e, claro, associado a blogs e jornalismo em geral. Também estou orientando uma mestranda que está pesquisando se a wikipedia é confiável como fonte escolar no ensino superior...
Minhas preocupações rondam esses caminhos
Quero ler o livro que vc indica. Obrigado pela dica.

Alberto Marques (fevereiro 25, 2008 10:29 PM) disse:

Raquel,
gostei bastante do post. Estou iniciando uma pesquisa nesse sentido: reputação e posiciosamento na blogosfera. Trabalhando com padrões sociométricos...

Suely (fevereiro 26, 2008 9:37 AM) disse:

adoro autores que colocam o livro para download. Pena que a maioria das editoras não deixa.

Sandra (fevereiro 26, 2008 4:44 PM) disse:

Oi, Raquel! Fazia tempo que eu não passava por aqui. Tá muito legal, parabéns! Bjs

boaventura (fevereiro 26, 2008 7:38 PM) disse:

estive em contato com um artigo seu seminario2005
sobre redes e comunidades

esse artigo está me ajudando a ter idéias para o meu tcc

estarei sempre no seu blog e se precisar pedirei um help e se der tudo certo encaminho o trabalho para vc.

Raphael Boaventura
sp-sp

Raquel (fevereiro 27, 2008 8:14 AM) disse:

Alberto: Legal saber disso! Estás fazendo esse trabalho na UFBA? Quem é o orientador? Fiquei curiosa sobre a abordagem. :)

Raphael: Que bom que ajudou. :)

Sandra: Obrigada. :)

Rogerio: Tens que colocar online, estou louca para ler!

Suely: Eu tb. :)

Roberto (fevereiro 28, 2008 10:59 AM) disse:

Olá Raquel,
Tive a oportunidade de ler alguns artigos seus relacionados a Redes Sociais. Gostei desse seu Post sobre Reputação.

Estou trabalhando com Autoridade Cognitiva (é totalmente relacionada à reputação) em minha dissertação de mestrado na UEM - Universidade Estadual de Maringá. Em nosso trabalho, a reputação aparece como uma das bases para justificar a concessão de autoridade cognitiva.

Atualmente, nosso foco está em sistemas baseados em folksonomia.

Abraço

Suzana Gutierrez (fevereiro 28, 2008 1:41 PM) disse:

Oi Raquel

Vim aqui te responder :) Em relação ao tema "reputação" sou apenas uma curiosa, nunca aprofundei o assunto de forma sistemática. Há uns bons anos, creio que em 2003 ou 2004, rolou uma discussão muito legal sobre o assunto na lista Metareciclagem (não sei se na atual ou na antiga). Eu participei na ocasião.
Vou ver se localizo estas mensagens, pois acho que a lista era aberta.

abração!

Joao (fevereiro 28, 2008 7:31 PM) disse:

Você podia parar de pagar pau e ficar citando a danah boyd o tempo todo. Tem outros blogs por aí, inclusive de gente da iSchool......

Roberto (fevereiro 29, 2008 12:47 AM) disse:

João... o que você chama de 'pagar pau', eu vejo como a preferência e a identificação pessoal que cada um de nós tem com outros autores e/ou trabalhos.

Raquel (fevereiro 29, 2008 8:42 AM) disse:

Oi Roberto!
Os trabalhos de vocês estão disponíveis online? Fiquei bem interessada nessa questão de pesquisa que mistura Folksonomia e e reputação de vocês. :)

Pedro Markun (março 19, 2008 12:22 AM) disse:

Digo mais, os links 'alguns' 'artigos' retornariam maior reputação - e ai pensando em Google e não em Technorati se estivessem associados a palavras-chaves mais importantes como: 'formas de receber poder' e 'gerar autoridade'.

Já que falamos de como manipular esses resultados ;)

Baixando o livro. Vamos ver no que dá.

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