[07 de abril de 2007]

Sobre a diferença entre sites, comunidades e redes sociais

- Hoje, lendo uma matéria da Folha sobre o uso de softwares sociais nos negócios, comecei a pensar sobre uma das coisas que mais me incomoda na questão de nomenclatura e os conceitos na área. Na matéria, serviços como o MySpace, o Joga.com e outros são tratados como "comunidades", o que é bastante comum. No entanto, eu não concordo com isso.

O conceito de comunidade ser imensamente discutido na área social, há apenas um elemento com o qual todos os autores, invariavelmente, concordam: o fato de que se refere a um grupo de pessoas. Ao mesmo tempo, o conceito de rede social também se refere a uma metáfora estrutural para a observação de atores e suas relações. Ou seja, ambos os conceitos referem-se diretamente à existência de um grupo social. Bem, embora sistemas informáticos como o Orkut, o MySpace e, até mesmo os blogs, estejam relacionados com esses grupos, é preciso que se diferencie que o sistema não é a comunidade. Esses sistemas são, sim, sites de redes sociais (SNS), uma categoria de software social (como o MSN, por exemplo) mas não redes sociais ou comunidades virtuais.

Sites de redes sociais são suportes informáticos que proporcionam que as pessoas, em sua utilização, possam demonstrar sua rede social, construí-la ou mesmo, complexificá-la. No entanto, esses sites, em si, não constituem a rede. A rede é constituída pelos atores - as pessoas- e as interações que são trocadas através do site. Esses dois elementos são, no entanto, resultados da apropriação da tecnologia pelos indivíduos e não uma característica determinada pelo site. Esses sites, como todas as tecnologias de comunicação mediada pelo computador, são elementos de suporte, mas não grupos sociais. Sua existência não é determinante para a existência dos grupos, mas sua apropriação, sim. É possível, por exemplo, que um desses sites não seja apropriado ou utilizado por nenhum grupo social. Ainda assim, o site não deixaria de existir. Mas não seria associado a uma comunidade virtual, pois não há grupos que o utilizem.

Do mesmo modo, compreendendo a comunidade virtual como um tipo específico de grupo social (e portanto, de rede social), não se pode dizer que o site de rede social é uma comunidade virtual. Ele suporta, sim, vários grupos sociais ou várias comunidades e pode auxiliar na formação deles. Mas o site, em si, não é uma comunidade. E mesmo sua apropriação não garante que comunidades serão geradas, já que elas são um tipo de grupo social.

Novamente, essa é a minha visão do assunto. Considero que não se pode confundir o software ou o sistema com o grupo social. O sistema, sem o grupo, nada mais é do que um site/software. Já o grupo, mesmo sem o sistema, continua sendo um grupo. O risco de tratar todo o tipo de sistema como comunidade ou como a rede é aquele de que nem todos os sites possuem um grupo social associado. E nem todo o grupo social associado pode constituir uma comunidade virtual.
por raquel (16:05) [comentar este post]


Comentários

Maroto (abril 7, 2007 4:29 PM) disse:

Excelente, claro, direto e corretíssimo! Deu vontade de imprimir e levar direto para a sala de aula! Mas acho que vou deixar barato e ficar com uma versão eletrônica mesmo, tipo CtrC+CtrV. Usarei com a referência completa, é claro, como sempre

Adri Amaral (abril 7, 2007 9:00 PM) disse:

Raquel, eu concordo contigo tbm.. mas essas confusões de nomenclatura eu vejo o tempo todo.. é o mesmo problema com tribos urbanas, subculturas, hackers/crackers, etc.. eu nao entendo pq é q o povo não se informa e não estuda antes de fazer a matéria.. bj

Gisele (abril 7, 2007 9:28 PM) disse:

Nada a ver com o post: vim aqui e lembrei que sonhei com teu blog! Que eu vinha aqui e tinha uma referencia ao meu blog, sobre algum assunto relacionado ao meu TCC... deve ser porque eu fiquei até às 4h00 terminando ele, alguma memória do último ano de facul reativada... hehehe.
Bjs!

cjtqhsvy rzslvqpmh (maio 19, 2007 3:38 AM) disse:

ztdhvxjiy ldzrvcof rmpz zlcth zokrqia vcepd xdqjvzupf

waqxrhzmg aeqwtolrc (maio 23, 2007 12:24 AM) disse:

thdkxjgi ziknwuxv wvpklj tavegw gcbjnfhe ryiowm xyushnvjq

Comente este post